3.05.2012

volta ao mundo em 1 minuto


a África do Sul é o maior produtor de ouro do mundo; mais desse metal valioso é minerado em suas terras do que em qualquer parte do mundo.

... a antropofagia realizada entre os índios brasileiros, tinha razões quase religiosas: para eles, quem devorava um inimigo valente e corajoso, adquire com a carne digerida, as qualidades do morto.

... a Arábia Saudita produz mais petróleo do que qualquer outro país do mundo.

... a Bahia é maior que a Espanha; o Acre maior que a Grécia; o Maranhão maior que a Inglaterra, Minas Gerais maior que a Polônia e Goiás maior que a Suécia.

... a baia do Rio de Janeiro, foi descoberta em 1º de janeiro de 1501, por André Gonçalves.

... a baleia azul é o maior animal do planeta, podendo atingir cerca de 26 metros e pesar mais de 150 toneladas.

... a baleia orca pode atingir até 55Km/h.

... a cartografia, data da pré-história, quando era usada para delimitar territórios de caça e pesca.

... a cor da água do mar é sempre transparente; embora por vezes se apresente azul, verde ou cinza. A cor muda de acordo com as nuvens do céu que se reflete nele, e também depende da cor da terra ou das algas transportadas em suas águas.

... a cordilheira dos Andes é o maciço montanhoso mais comprido do planeta Terra; com seus picos muito elevados, estende-se ao longo do continente por mais de 7.240Km.

... a corte portuguesa ocupou 36 navios, e na manhã do dia 29 de novembro de 1807, levando mais de 80 mil contos de réis, metade dos cofres portugueses, parte para o Brasil.

... a cultura da cana de açúcar no Brasil, teve início em Pernambuco e em São Vicente.

... a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios; é hoje a conhecida Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro.

... a Estátua da Liberdade, ergue-se altaneira na baia de Nova York; foi dada aos Estados Unidos pela França em 1886, como um símbolo de amizade entre os dois países.

... a famosa escultura de Rodin, "O Pensador", era para retratar o poeta Dante, e não a figura de um homem pensando.

... a geografia do Rio de Janeiro ia da Tijuca e São Cristóvão, onde a família real, passou a morar, até a Lapa.

... a Geografia, considerada por alguns como uma das mais antigas disciplinas acadêmicas, surgiu na Antiga Grécia, sendo no começo chamada de História Natural ou Filosofia Natural.

... a gestação do elefante dura 21 meses.

... a girafa tem um pescoço tão comprido que consegue comer comida que está lá no alto das árvores, onde os outros animais não alcançam; sua pele pintada serve para se disfarçar no meio das folhas e sombras.

... a gíria "boko-moko", na década de 60-70, significava pessoa que não sabia se comportar em qualquer situação.

... a grande muralha, com suas ramificações, se estende por cerca de 6.400Km, é tão grande que pode ser observada do espaço. Foi construída há muito tempo para proteger a fronteira da China contra seus inimigos.

... a Guerra dos Mascates, em meados de 1711, foi travada entre os comerciantes brasileiros de Recife e os senhores de engenho, portugueses de Olinda.

... a guerra mais rápida da história durou 37 minutos, entre a Inglaterra e Zanzibar, em 1896, por causa de uma partida de criquete. Uma esquadra inglesa ancorou no porto de Zanzibar para assistir a partida. O sultão não gostou e mandou que o único navio atacasse os intrusos. Os ingleses rapidamente afundaram o navio e destruíram o palácio, matando aproximadamente 500 soldados. O sultão se rendeu e fugiu.

... a Inconfidência Mineira surgiu como o movimento da elite mineira contra a tentativa da retirada de 6 toneladas de ouro do Brasil – a derrama.

... a incrível grande barreira de coral tem mais de 1.900Km de comprimentos. Suas formas rochosas são feitas dos corpos de milhões de minúsculos animaizinhos de corais; nesta colônia vivem milhares de espécies de peixes.

... a Índia, a China e o Sri Lanka são os maiores produtores mundiais de chá. Os colhedores de chá catam as folhas com a mão, uma a uma para garantir a boa qualidade do produto.

... a inscrição na bandeira dos Inconfidentes, antes Liberdade que tardia, era de autoria de Alvarenga Peixoto.

... a língua portuguesa foi a primeira utilizada como língua oficial nas áreas da cana de açúcar.

... a Lua tem cor de chocolate e sua superfície é composta somente de rochas e pedras. As crateras no solo da Lua, se originaram pela queda de cometas e meteoros.

... a maior concentração populacional do planeta fica na cidade do México, com mais de 22 milhões de pessoas.

... a maior fissura do planeta Terra, ou seja, o vale da grande fenda, é tão grande, que os astronautas conseguem vê-lo da lua.

... a maior parte da borracha natural é produzida na Malásia. È feita com uma resina branca chamada de látex, da seringueira. Hoje em dia, já se industrializa, formando assim a borracha sintética.

... a maioria das artes marciais vem da China, do Japão e da Coréia. Essas artes como o caratê, ensinam movimentos a serem usados em defesa pessoal.

... a maioria dos bailarinos, artistas, escritores e músicos famosos mundialmente, tem como sua terra natal, os países do Continente Europeu.

... a mais conhecida organização ambientalista do mundo, Greenpeace, foi criada em 1971, por grupos de pacifistas americanos e canadenses.

... a margherita, foi a primeira pizza redonda feita, e foi enfeitada com as cores da bandeira da Itália: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate ( vermelho); como foi servida a Rainha Italiana Margherita, daí a origem do nome.

... a montanha mais alta do mundo; o Monte Everest, com seu pico a 8,848 quilômetros acima do nível do mar, se fosse colocado na parte mais profunda do Oceano Pacífico, ele ficaria completamente coberto por mais 800 metros de água salgada. Em outras palavras; o oceano nesse ponto, tem mais de 9,6 quilômetros de profundidade !

... a moradia da família Real no Rio de Janeiro, era o palácio da Quinta da Boa Vista; hoje museu.

... a Muralha da China, é o único monumento da Terra, que pode ser visto a olho nu da Lua. Tem 2450 Km de extensão e vai da China até a Mongólia.

... a ópera "O Barbeiro de Sevilha", foi escrita em menos de duas semanas.

... a Opera de Sidney uma construção parecida com uma concha fica na baía de Sidney; considerada por muitos arquitetos como uma das mais belas estruturas construídas neste século.

... a palavra Cristão, aparece apenas três vezes na Bíblia.

... a palavra tamoio, significa mais velho, em Tupi.

... a partir de 1860, surgem na literatura brasileira, temas políticos e sociais, como O Navio Negreiro de Castro Alves.

... a pipoca surgiu através dos índios norte americanos, que começaram a faze-la com a espiga inteira colocada em um espeto e levada ao fogo.

... a polícia do Canadá costumava viajar acavalo; por isso, chamadas de polícia montada até hoje, embora agora a maioria dos policiais dirijam carros.

... a Polônia é uma das áreas mais ricas do mundo em mineração de carvão; e que muitos europeus usam o carvão para aquecer suas casas e prédios.

... a primeira constituição do Brasil foi promulgada em 1824, com a criação do Quarto Poder, o Poder Moderado, que emprestava maiores poderes a D. Pedro

... a primeira medida de D. João VI no Brasil, foi a abertura dos portos às nações amigas, no dia 28 de janeiro de 1808, em Salvador.

... a primeira mulher da história a usar meias de seda tricotada, foi a inglesa Elizabete I.

... a raflésia, a maior flor, pode chegar a atingir um metro de diâmetro.

... a sensibilidade dos olhos à luz, se deve a pigmentos na retina e com a dilatação da pupila, nada tem a ver com a pigmentação da íris.

... a Suíça fabrica um dos chocolates mais deliciosos e cremosos do mundo.

... a torre inclinada de Pisa fica a cada ano mais inclinada; para que ela não acabasse caindo, cientistas encheram sua base de peso, isto a bem pouco tempo.

... a única palavra da língua portuguesa, cujo plural, é obtido por um "S" no meio: qualquer = quaisquer.

... a Usina de Itaipú, a maior do mundo, gera ¼ da eletricidade do Brasil. Foi erguida com a quantidade de 200 Maracanãs e o aço de 350 Torres Eiffel. Sua barragem tem 196 metros de altura, correspondente a um edifício de 63 andares e custou na época de sua construção 18 bilhões de dólares.

... África, é uma deusa que carrega um chifre em uma das mãos e um chifre na outra.

... Alexandre, O Grande, ordenou que todos os seus soldados raspassem a cabeça e o rosto, por acreditar que a barba e cabelos longos, poderia facilitar a tentativa de uma degola.

... algumas regiões do deserto de Atacama, no Chile, são tão secas que nelas nunca choveu.

... algumas sequóias são as árvores mais altas do planeta, encontradas no oeste dos Estados Unidos, tendo em média 107 metros de altura.

... alho e cebola são oxidante.

... América, foi inspirado no explorador Américo Vespúcio, e para harmonizar com os nomes dos outros continentes, Américo virou América.

... antes de estar associada ao Nazismo, a suástica era um símbolo antigo de boa sorte.

... antes de voltar a Portugal, D.João VI aconselhou o filho que, em caso de rompimento definitivo com Portugal, D.Pedro deveria ficar no Brasil e fundar um novo reino.

... antigamente não havia café na América do Sul; os colonizadores trouxeram os primeiros pés de café em navios, da Europa. Agora, países como a Colômbia e o Brasil, produzem grande parte do café mundial.

... Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, era filho do arquiteto Manuel Lisboa e da escrava Isabel, e foi o precursor da harmonia entre as artes Barroca e Rococó no Brasil.

... ao emprestar sua melhor cadeira para um urso polar; principalmente se o viajante vier do Alaska...já foi encontrado um bichinho desses com cerca de 900Kg.

... após 44 dias de viagem, a esquadra do Capitão-mor Pedro Álvares Cabral, chega ao então Monte Pascoal em 22 de abril de 1500.

as águas das Cataratas do Anjo, na Venezuela, caem de uma altura de 976 metros, sendo assim, a mais alta.

... as águas do Nilo percorrem 6.700Km; é o rio mais comprido.

... as araras gostam de viver em bando e ficam com o mesmo parceiro toda a vida; que pode chegar a 75 anos. Estão nas florestas tropicais do México, na América Central e América do Sul.

... as cabeças de quatro presidentes dos Estados Unidos estão esculpidos no Monte Rushmore, em Dakota do Sul, e que cada uma delas tem a altura de um prédio de quatro andares.

... as cataratas do Niágara tem 1 Km de comprimento e 50 metros de altura, um navio leva os visitantes até bem perto dessa cachoeira impressionante; mas quem não vestir uma capa de chuva, fica completamente ensopado.

... as cores das estolas usadas pelos padres na celebrações religiosas tem seu significado: verde = missa comum; branca = festas ( Páscoa, Natal, Batizado, casamento e Dias Santos ); vermelha = dia de Santos Mártires e roxa = ( Quaresma, Advento, Sétimo Dia e Finados ).

... as estátuas encontradas no Jardim Botânico e o chafariz na Praça 15 de Novembro (Rio de Janeiro), são obras de Valentim da Fonseca e Silva, mineiro, filho de um português com uma escrava.

... as habitações dos índios chamava-se "ocas" e eram dispostas em volta de um terreno, em grupos de quatro a sete "ocara", formando a ´´maloca" ou a "taba".

... as impressões digitais, formam-se de 6 a 8 semanas antes do nascimento e nunca são iguais.

... as lhamas são membros da família dos camelos. Esses animais transportam cargas para as pessoas nas montanhas. A lã das lhamas, é utilizada na confecção de vestimentas dos montanheses.

... as palavras cruzadas, foram inventadas em 1933 por Arthur Wynne.

... as piranhas são peixes ferozes, com dentes afiadíssimo, que vivem em rios e lagos da América do Sul; Um cardume de piranhas negras, pode matar e comer um animal do tamanho de um cavalo em fração de minutos.

... as primeiras sementes das plantas do Jardim Botânico, foram trazidas das Ilhas Maurício: canforeira, moscadeira, abacate e a palmeira imperial, a Palma Mater, até hoje, orgulho dos cariocas e admirada pelos turistas.

... as raposas vermelhas são comuns na Inglaterra e em outras partes da Europa. Esses bichos de rabo peludo comem quase de tudo: pássaros, sapos, insetos, roedores e até frutas.

... as ruínas de uma cidade inca chamada de Machu Picchu ficam no Peru. Houve um tempo em que o império inca, cobria uma grande extensão da América do Sul.

... Ásia, filha de Oceano, mãe das fontes e dos rios, batizou este continente.

... até os dias de hoje, a ciência da física, não conseguiu desvendar o segredo da sonoridade do violino.

... basta colocar a água do Rio Negro em um copo, para se perceber sua limpidez. A impressão de escuridão, na verdade, surge do contraste provocado pelo encontro de suas água com as do Rio Solimões, cuja as águas são muito barrentas. O choque entre os dois gigantes, acontece em Manaus, no Estado do Amazonas.

... Beethoven despejava água gelada na cabeça, e afirmava que assim, estimulava seu cérebro para criar músicas.

... cabia ao novo governador do Brasil, Tomé de Souza: fortificar a Bahia e protegê-la da rebeldia indígena, escolher novo local para a capital do país, atender aos pedidos de paz e fazer aliança com os tupiniquins, expulsar os tupinambás de Ilhéus, fixar o preço das mercadorias e combater a especulação do pau-brasil, não permitir que dêem armas aos índios, converter os índios, entre muitas outras.

... calcula-se que existam mais de 800 grupos étnicos diferentes e centenas de idiomas na África, e um desses grupos é o povo manssai.

... com a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro, mercadores ingleses se mudam para a cidade e fundam o bairro de Laranjeiras.

... com raras exceções, os flocos de neve tem seis lados.

... D Pedro II só poderia governar depois dos 18 anos, mas as crises políticas anteciparam sua maioridade aos 14 anos.

... D.Pedro II se tornou Imperador do Brasil aos 14 anos de idade.

... dentre as reivindicações da "Inconfidência Mineira" encontramos: Independência de Portugal e instalação da República, liberdade para a extração de diamantes, elevação de São João-Del-Rei como capital da República, criação de uma universidade em Vila Rica, instalação de fábrica têxtil e forjas em Minas Gerais.

... depois da façanha de Neil Armstrong pisar na Lua pela primeira vez, o homem já voltou lá sete vezes.

... Diogo Álvares foi chamado de "Caramuru", uma espécie de peixe, pelos índios.

... durante oito horas de sono, um homem queima o mesmo número de calorias que numa caminhada de quase duas horas ou numa corrida de pouco mais de uma hora em ritmo acelerado.

... durante toda a sua vida, Van Gogh não conseguiu vender um único quadro.

... Einstein disse: "A 4ª Guerra, será de paus e pedras".

... em 06 de abril de 1513, D.Manuel, rei de Portugal, oficializou o nome ´´Brasil`` a nova terra, antes Vera Cruz e depois Santa Cruz.

... em 1511, o navio "Bretoa" levou para Portugal muito pau-brasil, indígenas, diversos animais entre eles o macaco, gatos selvagens, sagüis e papagaios coloridos.

... em 1536, Portugal e França, assinaram um tratado de aliança militar, apesar dos problemas entre eles, referente aos direitos de exploração da "Novas Terras".

... em 1548, Tomé de Souza é nomeado Governador Geral do Brasil, pelo Rei D. João III, unificando assim, o poder político do país; antes dividido em capitanias.

... em 1549, foi fundada Salvador, que seria a capital do Governo Geral do

... em 1565, Estácio de Sá transforma o povoado localizado na Enseada de Botafogo, em São Sebastião do Rio de Janeiro.

... em 16 de dezembro de 1815, o Brasil passa à categoria de Reino Unido, finalizando a condição de colônia e o monopólio de Portugal.

... em 1624, holandeses invadem o Nordeste, principalmente Recife, com o objetivo de obter o domínio do comércio açucareiro, inaugurando o saneamento, incentivando a ecologia, a arte e a literatura.

... em 1628, o bandeirante Antonio Raposo de Tavares, saiu de São Paulo rumo ao Guaiará, no Paraná. Foi o responsável por uma das maiores ampliações das fronteiras no interior brasileiro.

... em 1640, o Brasil ganha o seu primeiro Vice-Rei; D. Jorge de Mascarenhas, chamado de o Marques de Montalvão.

... em 1673, o holandês Maurício de Nassau, tornou-se Governador de Recife, urbanizando a cidade.

... em 1680, foi fundada a Colônia do Sacramento para combater a invasão espanhola; hoje é o estado do Rio Grande do Sul.

... em 1698, Antônio Dias de Oliveira descobre ouro no sertão de Catunguá, onde hoje é Minas Gerais.

... em 1777, assume o trono de Portugal Dª Maria I, ´´A Louca``, mãe de D. João VI.

... em 1804, foi introduzida e aplicada em alguns escravos, a primeira vacina antivariólica do Brasil.

... em 1808, D. João VI, funda o primeiro Banco do Brasil, para sustentar a crise financeira da Coroa e sustentar as guerras.

... em 1808, o Rio de Janeiro era considerada a 2ª maior cidade, depois de Lisboa, e passa a ser considerada como a Sede da Coroa.

... em 1816, o pintor Jean Baptiste Debret chegou ao Brasil, aqui permanecendo durante 15 anos, retratando a história, os costumes e os personagens do Brasil da época.

... em 1818, chega ao Brasil a Arquiduquesa da Áustria, Dª Leopoldina, para se casar cm o Príncipe D. Pedro.

... em 1822, o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil, foi os Estados Unidos da América do Norte.

... em 1854, foi inaugurada a primeira ferrovia do Brasil, entre as cidades de Mauá e Petrópolis.

... em 1891, o italiano Izidoro Nardelli, fundava em São Paulo, a primeira fábrica de pianos do Brasil.

... em 1911, surgiu uma inovação na indústria automobilística; foi criado o primeiro limpador de para brisas de borrachas, operado por uma cordinha.

... em 3 de dezembro de 1530, Martim Afonso de Souza, então nomeado Governador do Brasil, parte para patrulhar, colonizar e conquistar a nova terra.

... em Illinós (EUA), é proibido tirar os sapatos dentro do teatro, caso você tenha problema de chulé.

... em julho de 1822, D.Pedro entrou para a maçonaria com o pseudônimo de ´´Guatemozim``, mas só pertenceu a essa sociedade até setembro.

... em New Jersey (EUA), é expressamente proibido fazer barulho, ao tomar sopa em local público.

... em Newark (EUA), é proibido comprar sorvete depois das 18 horas.

... em Veneza, as ruas são feitas de água. Esta cidade italiana foi construída em ilhas, seus caminhos de água são canais, e as pessoas que vivem em Veneza, vão a todo o canto em uns barcos chamados gôndolas.

... enquanto Júpiter é o maior Planeta do Sistema Solar, Plutão é o menor e também o mais frio, com –233ºC, enquanto Vênusé o mais quente, com 464ºC.

... entre os poetas sertanistas temos Bernardo Guimarães, com ´´A Escrava Isaura`` e Visconde de Taunay, com "Inocência".

... estima-se que milhares de toneladas de meteóros entram na atmosfera da Terra todos os anos e, em apenas uma dessas ocasiões pode haver 200.000 ou mais visíveis em um período de seis horas.

... Europa, foi uma ninfa muito bonita por quem Zeus, Deus-Rei do Olimpo se apaixonou.

... existe na Noruega uns braços de mar compridos, cortados em vales profundos por dentro das montanhas escarpadas; eles são chamados de fiordes, e foram esculpidos há muito tempo por gigantescas línguas de gelo chamadas de geleiras.

... Felipe Camarão, índio poti que caçava outros índios traidores, foi um dos heróis da Guerra dos Guararapes.

... Fernando de Noronha, obteve de D.Manuel, permissão para exploração exclusiva da ilha de São João, por ele descoberta.
Francisco Torres Trois, em 1980, levou nada mais que 2 horas e 20 minutos para completar uma de suas jogadas no xadrez.

... Galileu Galilei (1564-1642), dizia que cometas nada mais eram que fenômenos ópticos.

... Gregório de Matos Guerra, brasileiro de Salvador, foi o primeiro poeta da língua portuguesa (brasileira) a misturar termos indígenas e africanos à língua; por exemplo: caboclo, quindim, capim, catinga, etc...

... há centenas de imensas estátuas de pedras na Ilha de Páscoa, ao longo do litoral do Chile. Algumas chegam a pesar 50.000Kg. Quem terá esculpido esses monumentos misteriosos? Ninguém sabe.

... há muitos séculos, as Ilhas Galápagos se separaram da costa oeste da América do Sul. Os animais da ilha, como a tartaruga gigante e o iguana marinho, foram evoluindo e não existem em outro lugar do planeta.

... Imelda, a esposa do ex-presidente das Filipinas, Ferdinando Marcos, foi encontrado em seu poder, nada menos que 3 mil pares de sapatos.

... Jean Paul Sartre, pensador francês de suma importância, marido da escritora Simone de Beauvoir, recusou o Prêmio Nóbel de Literatura em 1964.

... João Paulo II, o polonês Wojtyla, é o 264º Papa da história da Igreja.

... José Bonifácio de Andrada e Silva foi um dos mais famosos maçons, tendo papel decisivo para a Independência do Brasil.

... junto com Tomé de Souza, desembarcaram no Brasil, jesuítas missionários entre eles Manuel da Nóbrega, Leonardo Nunes, Diogo Jacome e Aspicuelta Navarro.

... Keith Richard, guitarrista dos Rolling Stones tem mãozinha de ouro; a que ele toca a sua guitarra, a esquerda, está segurada em nada menos que US$ 1.600.000.

... Leonardo da Vinci também escrevia da direita para a esquerda.

... Lisboa e Pádua, disputam a nacionalidade de Santo Inácio.

... mais de ¾ da superfície da Terra é coberta pelos oceanos.

... Maradona tinha somente 15 anos, quando foi convocado a primeira vez para jogar na Seleção Argentina.

... Martim Afonso de Souza, instalou em Santa Cruz, a primeira indústria açucareira do Brasil, que logo se tornaria nossa maior riqueza.

... marulhos são ondas calmas que quando chegam à praia, arrebentam e formam ondas menores.

... Men de Sá doou a sesmaria, que hoje é Niterói ao Araribóia.

... meninos não brincam só de bola. Duque de Caxias, em 1808, entrou para o Regimento de Infantaria do Exército, e tinha apenas cinco anos de idade.

... mesmo fechado para reformas até o ano 2000, o Centro Cultural George Pompidou, em Paris, foi o mais visitado no período de um ano; em 1995. Mais de 6 milhões de visitantes passaram por lá.

... Michelângelo foi o arquiteto da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

... Michelângelo passou por um momento de alucinação diante da beleza da sua escultura "Moisés". Ao terminá-la, bateu com um martelo na estátua e começou a gritar: "Fala ! Fala ! Fala !".

... milhares de borboletas Monarca migram do Canadá para o México todos os anos. Mas a vida de uma borboleta não dura todo o tempo da viagem, no caminho elas põe ovos e os filhotes é que completam a viagem.

... misógino, é uma pessoa que odeia mulheres.

... Morubixaba era o chefe militar dos índios e era obedecido pelos "tubixabas", capitães da guerra.

... muitas plantas raras como a helicônia, crescem na floresta amazônica; os cientistas dizem que no futuro, remédios feitos das plantas das florestas tropicais, poderão ajudar a curar várias doenças raras.

... na 2ª Guerra, canários e ratos foram usados como cobaias pelos aliados; sempre que se cavava um túnel nas proximidades dos inimigos, para detectar a presença de algum gás venenoso.

... na América do Sul, falam-se mais de 82 línguas nativas; alguns desses povos indígenas, vivem no ceio das florestas tropicais.

... na Austrália, há cerca de dez ovelhas para cada pessoa.

... na caverna de Lascaus, na França, local onde foi encontrada algumas das pinturas mais antigas que existe. Cavalos e outros animais foram pintados nas paredes pelos homens primitivos, há mais de 17.000 anos.

... na China da Idade Média, somente o imperador podia usar a cor branca.

... na época da inquisição espanhola – século XVI -, muitos judeus fugiram para o Brasil, falsamente convertidos ao catolicismo ( Cristãos Novos ).

... na época do descobrimento, o Rei de Portugal e Algarve, era D. Manuel, o Venturoso.

... na Finlândia, as pessoas devem saber ler se quiserem se casar.

... na Roma Antiga, o sal era usado como moeda para transações comerciais e pagamento de soldados; daí o termo salário.

... na Suécia, é lei que os pais não podem insultar ou mesmo envergonhar seus filhos.

... na Turquia dos séculos XVI e XVII, quem fosse pego tomando café, era condenado à morte.

... Napoleão Bonaparte foi mordido pelo cãozinho de sua esposa na noite de núpcias. O cachorro julgava que sua dona estava sendo atacada.

... nas águas australianas vivem muitos tubarões brancos; esses predadores grandes e terríveis tem várias fileiras de dentes, e sempre que um dente cai, nasce rapidamente outro no lugar.

... nem só de time de futebol inusitado vive a República dos Camarões; lá você pode encontrar uma árvore de nome yohimbyne, cuja a casca, produz o mais poderoso afrodisíaco de que se tem notícia.

... no auge de sua doença, Aleijadinho esculpiu 66 estátuas em madeira, relatando a "Via Sacra", e 112 estátuas em pedra sabão, retratando os profetas. Todas as obras estão em Congonha do Campo no estado de Minas Gerais.

... no Brasil, a guitarra levou o nome de violão, porque a viola, de tamanho menor chegou primeiro.

... no cérebro, existem 30 bilhões de células nervosas, todas interligadas. Cada ação de seu corpo, só acontece depois de ter sido instruída pelo cérebro.

... no dia 01 de dezembro de 1822, vestindo um lindo e rico manto com plumas de tucanos, D. Pedro I é coroado "O Imperador do Brasil".

... no dia 1º de abril de 1808, foi assinado o alvará que permitia a instalação de qualquer tipo de fábrica.

... no dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdica ao trono brasileiro em favor de seu filho D. Pedro II de apenas 5 anos de idade.

... no fim de 1903, os irmãos americanos Orville e Wilbur Wright, anunciaram ter conseguido fazer o primeiro vôo sustentado e controlado de um avião. O de Orville durou apenas 2 segundos, já Wilbur teve seu vôo estendido por quase 1 minuto. O problema é que a performance dos irmãos americanos, não foi documentada e nem teve testemunhas. Daí ser o pioneirismo atribuído por Brasil e França ao brasileiro Alberto Santos Dumont, porém, a grande verdade é que tanto Santos Dumont, como os irmãos Wright, entraram na aviação no mesmo momento, quando todas as condições estavam propícias para o grande salto tecnológico.

... no início, o âmago vermelho do pau-brasil, era usado como corante de tecidos, principalmente lãs e sedas, e utilizado também em miniaturas e manuscritos; depois ganhou utilidade na fabricação de móveis de luxo e construção de navios.

... no Japão de Idade Média, o amarelo era a cor dos membros do império e, por isso, sagrada.

... no Japão feudal, o exército do império, tinha soldados especiais que tinham a missão de contar o número de cabeças cortadas de inimigos em cada batalha.

... no Japão, é ilegal comprar ou comer arroz produzido em outro país.

... no leste da Europa ainda vivem alguns javalis. Esses ferozes porcos selvagens têm presas muito forte.

... no México e na América Central erguem-se imensas pirâmides de pedra; foram construídas há milhares de anos pelos maias, uma antiga nação indígena.

... no passado, quem fazia o trabalho de cirurgiões e dentistas eram os barbeiros.

... Nossa Senhora da Esperança, era a santa padroeira da esquadra de Pedro Álvares Cabral.

... o "Taj-Mahal", foi vendido a um mercador inglês, que pretendia derrubá-lo e levar todo o mármore para a Inglaterra. Quando os caminhões iam começar o trabalho, ele acabou desistindo porque sairia muito caro.

... o antigo nome do Teatro João Caetano na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, era Teatro São João.

... o aperto de mãos, nasceu na idade média, como cumprimento antes do duelo de espadas – o tradicional abraço, poderia proporcionar um golpe traiçoeiro de um dos adversários.

... o arroz é um alimento popular na Ásia, os arrozais necessitam de terreno plano e molhado; por isso, em alguns locais, os camponeses fazem degraus nas colinas e os irrigam para o plantio do arroz.

... o atual Jardim Botânico era chamado de Real Horto, e se situava no antigo engenho do Rodrigo de Freitas.

... o avestruz é a maior ave do mundo, podendo chegar a 2,5 metros de altura e pesar 160Kg. Em alguns lugares, as pessoas montam neles e apostam corrida como se fossem cavalos.

... o avestruz pode atingir até 70Km/h.

... o avião concorde, alcança a velocidade de 2.200Km/h.

... o Bandeirante Fernão Dias Pais, era chamado de O Caçador de Esmeraldas, tornando-se um dos paulistas mais ricos da época.

... o baobá é uma árvore muito útil; pode-se comer a sua fruta e fazer roupa com a casca de seu tronco que é muito largo e, quando oco, pode até servir de abrigo ou depósito.

... O Bem Amado, foi a primeira telenovela brasileira colorida.

... o Brasil foi o primeiro país que reconheceu a independência de Angola.

... o Brasil, foi o segundo país do mundo a emitir selos. Em 1843, por determinação de D. Pedro II, começou a circular o "olho-de-boi".

... o fio de cabelo cresce cerca de 20cm por ano; mais rapidamente no verão e a noite.
o capitão James Cook foi o primeiro europeu a mapear a costa da Austrália e muitas das ilhas da Oceania; atingindo essas terras quando navegava em volta do mundo.

... o capitão Pero Lopes, ficou impressionado com a Bahia dizendo: "é uma terra de gente alva e de mulheres tão lindas quanto as da Nova de Lisboa".

... o castelo do Conde Drácula fica na Transilvânia, região da Romênia (leste europeu), na cidade de Sighisoara e ainda continua de pé.

... o cérebro permite que pequenas gemas em sua língua, digam a você, se o que está comendo é doce, azedo ou amargo.

... o chefe religioso dos índios, se chamava "pajé" e tinha dons de sacerdote, professor e médico.

... o coco seco é uma das maiores produções da Oceania. Ele é prensado para fabricar um óleo usado em produtos como a manteiga e a margarina.

... o dia 21 de abril de 1792, data do enforcamento de Tiradentes, só foi considerado feriado a partir de 1889.

... o Equador, foi o primeiro país da América do Sul à tornar-se independente.

... o estádio do "Maracanã" foi construído em 1950 e reformado em 1992. Hoje tem capacidade para cerca de 120 mil torcedores.

... o Estrela da África foi encontrado na África do Sul. Trata-se do maior diamante do mundo.

... o filme "Duro de matar" com Bruce Willis, mostra 264 mortes em 124 minutos. Isso dá uma média de duas mortes por minuto.

... o gás para dar efervescência às bebidas é o dióxido de carbono.

...o gato sempre cairá com as patas para baixo.

... o hambúrguer veio através de imigrantes alemães em 1904. Apesar de acharem que foi uma criação americana, tendo sido chamado primeiramente de "Hamburg Steack", era uma comida rústica.

... o Jardim Botânico tem 830 mil metros de florestas, 40 mil plantas com 6 mil espécies catalogadas e um Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento na área.

... o lago Titicaca fica no alto das montanhas, entre a Bolívia e o Peru. É o lago navegável mais alto do mundo. Os índios o atravessam em barcos especiais feitos de talo de caniço muito forte.

... o maior deserto do mundo é o Saara. Suas areias cobrem uma área do tamanho dos Estados Unidos.

... o maior efeito dominó não vem da Bolsa de valores de Tóquio e sim de alunos holandeses, que enfileiraram 1 milhão e 500 mil dominós e, com um só empurrão, derrubaram quase 1 milhão e 400 deles.

... o maior palácio do mundo é o do Sultão de Brunei, em Bandar Seri Begauan, na Arábia, com 1788 cômodos e 275 banheiros.

... o maior palácio do ocidente continua sendo o de Versalhes, na França. Seus jardins tem 150 mil plantas e a famosa "galeria dos espelhos" que tem 400 espelhos cobrindo 75 metros de paredes.

... o maior veado do mundo é o alce. Esse animal imponente vive no Canadá e no norte dos Estados Unidos.

... o mais antigo mapa já encontrado, foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila e representa um Estado.

... o mais popular inconfidente foi Joaquim Jose da Silva Xavier, "o Tiradente", mascate, ex-tropeiro e dentista.

... o mamífero mais alto do mundo é a girafa, podendo seu tamanho chegar a quase 6 metros de altura.

... o Mauna Loa, no Havaí é o vulcão mais ativo e entra em erupção a cada quatro anos.

... o melhor caviar é a ova de um peixe da Rússia chamado esturjão.

... o milho e o trigo são grandes produções do meio-oeste dos Estados Unidos e alimentam pessoas no mundo inteiro.

... o monte Makaya, montanha russa da terra encantada, no Rio de Janeiro, possui oito inversões e pode atingir a velocidade de 80 km/h.

... o navio de Cabral levava em seus cofres moedas de ouro, trabalhos em prata, jóias e tecidos, que seriam oferecidos aos monarcas da tão esperada Índia.

... o nome do "Monte Pascoal", primeira terra avistada, foi assim chamado, em homenagem à Semana da Páscoa.

... o nosso corpo é formado por 220 bilhões de células. Boa parte delas se renova permanentemente. Só as que formam o intestino, por exemplo, não sobrevivem mais que cinco dias. Ao chegar ao final deste texto, que vai lhe consumir aproximadamente 30 segundos de leitura, seu corpo terá fabricado cerca de 500 mil novas células.

o novo parque da Disney, o animal Kingdom, inaugurado em 1988, é até agora o mais caro do mundo; estima-se que foi gasto cerca de 1 bilhão de dólares para construí-lo.

... o óleo da casca de laranja (Citrus Vulgaris Auraticum) tem propriedades calmante e anti-espasmódica.

... o Osório Duque Estrada foi quem escreveu a letra do Hino Nacional Brasileiro.

... o panda gigante é uma gracinha, sem dúvidas. Mas que tipo de bicho será esse animal chinês? É meio parecido com o guaxinim, mas os cientistas recentemente descobriram que é um parente mais próximo do urso.

... o peixe baiacu que os japoneses chamam de fuju, é comida muito apreciada no Japão, mas também é venenoso. Antes de prepará-lo, é preciso que o cozinheiro retire com cuidado a pele dele e alguns órgãos, onde está o veneno.

... o Pelourinho nasceu na antigüidade e era uma coluna de pedra erguida em praça pública, na qual se exibiam os criminosos, a fim de receberem o castigo determinado pelas autoridades.

... o pescoço dos pássaros tem 14 vértebras, o dobro do pescoço da girafa.

... o poeta Tomás Antônio Gonzaga, um dos inconfidentes, usava o pseudônimo de "Dirceu" e escreveu Liras à sua amada "Marilia", pseudônimo de Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, com quem se casaria se não tivesse sido preso.

... o ponto culminante da África é o Kilimanjaro. Essa montanha majestosa se eleva a 5.902 metros acima do nível do mar. É um vulcão que a muito tempo não entra em atividade (erupção).

... o primeiro jogo de futebol do Brasil, foi disputado em 14 de abril de 1895 na Várzea do Carmo, em São Paulo.

... o primeiro país da África Negra a conseguir a independência após a Segunda Guerra Mundial foi "Gana".

... o primeiro povoador do Rio de Janeiro, foi o almirante Nicolau Durand de Villegagnon, que ergueu um forte, onde hoje é a famosa Ilha de Villegagnon.

... o primeiro samba gravado foi "Pelo telefone".

... o quiví é a única ave que tem narinas na ponta do bico. Ele usa as narinas para cheirar alimentos como a minhoca, tem pouca penas nas asas e não voa. É encontrado na Nova Zelândia.

... o sapo venenoso é muito bonito, mas sua pele colorida exala um veneno mortal. Algumas tribos de índios caçadores, usam esse veneno na ponta de suas flechas.

... o ser vivo mais antigo do mundo é um pinheiro californiano.

... o significado pa dalavra inglesa "TREK", do filme Star Trek (Jornada nas estrelas), referia-se no princípio, a uma viagem lenta, por meio de uma carroça puxada por bois.

... o surfe é um esporte muito popular em Sídney , na Austrália. A cidade tem 34 ótimas praias boas para surfar. Algumas dessas praias, são protegidas por redes especiais, para defender os surfistas dos tubarões.

... o Taj Mahal na Índia, é uma imensa construção de mármore; não é um palácio, mas um mausoléu para a imperatriz. Foi construído em 17 anos por aproximadamente 20.000 trabalhadores.

... o tecido "Nylon" , foi assim batizado, em homenagem às cidades de New York e London.

... o templo de Emanuel, em Nova York, é a maior sinagoga do mundo, podendo abrigar cerca de 2.500 pessoas, só na capela principal.

... o TGV, primeiro trem de alta velocidade europeu, na França, atinge a 270Km por hora.

... o tigre, é o maior carnívoro terrestre vivo.

... o último andar do prédio CNTower, fica a nada menos que 533,34 metros do chão; pouca coisa a mais que meio Km.

... o único dos primeiros times de futebol, fundado em 1990, e que mantém o mesmo nome até os dias de hoje é a Ponte Preta de Campinas.

... o unicórnio, nas lendas da Idade Média, simbolizava a virgindade e a pureza.

... o verdadeiro demônio da Tasmânia é bem diferente do desenho animado, tão pouco vive mal humorado, mas tem dentes e mandíbulas poderosos, sua mordida pode esmagar ossos com muita tranqüilidade.

... Oceania... "Oceano", deus dos rios, deu origem a este continente.

... óleo de jasmim (Jasmium Offcinale), é excelente antidepressivo, relaxante, afrodisíaco, antiespasmódico e tônico uterino.

... onicófago, é a pessoa que tem o hábito de roer unhas.

... os antigos egípcios construíram enorme pirâmides e a esfinge, e que esses monumentos de pedra, guardavam os corpos dos reis depois que eles morriam.

... os arborígenes inventaram o bomerangue; esses bastões curvos de se jogar longe ao sabor dos ventos, usados como arma de caça.

... os argentinos chamam a "salsa brasilenha" o molho que no Brasil, nós chamamos de "molho argentino".

... os astrônomos informam que a galáxia chamada Via Láctea, possui cerca de 200 milhões de estrelas, e que existem outras 800 milhões de galáxias ou mais.

... os Bandeirantes, foram exploradores das matas brasileiras em busca de ouro, pedras preciosas e mão de obra indígena para ser vendida.

...os camelos começaram a ser domesticados a milhares de anos, mas na Mongólia ainda há alguns em estado selvagem. As corcovas deles não são reservatório de água, mas de gordura.

... os cavalos lizipanos nascem com o pelo bem preto; mas à medida que esses cavalos austríacos crescem, vão ficando brancos como a neve.

... os ciganos da Espanha inventaram a dança do flamenco; bailarinas de roupa colorida giram estalando a ponta dos dedos, enquanto batem os pés no ritmo da música.

... os coalas não são ursos de verdade, mas animais que tem bolsas como o canguru; só se alimentam de folhas de eucaliptos e quase nunca saem do alto das árvores.

... os elefantes conversam. Os ruídos que fazem atingem longas distâncias; são sons muito baixo para as pessoas ouvirem, porém outros elefantes recebem a mensagem.

... os gorilas são os maiores macacos que existem, mas são mansos se não forem ameaçados. Alimentam-se principalmente de vegetais, moram com as suas famílias igualmente aos seres humanos.

... os lapões vivem nas terras frias do norte da Europa ártica; muitos vivem de criar renas, viajam o tempo todo com os rebanhos para achar comida para os animais.

... os macacos da América do Sul usam o rabo para agarrar coisas ou se pendurar em árvores, enquanto que os da África e os da Ásia, não conseguem tal proeza.

... os menores países do mundo são: Vaticano (0,44Km2), Mônaco (1,89Km2), Nauru (22Km2) e San Marino (60,5Km2).

... os orangotangos vivem nas florestas da Malásia; são macacos que passam quase o tempo todo nas árvores. Orangotangos significa homem da mata.

... os papagaios amarelo, eram os mais procurados pelos contrabandistas franceses; sabedores disso, os índios brasileiros amarelavam as aves, depenando-as e colocando nos seus poros sangue de um tipo de rã.

... os pés do famoso "Charlie Chaplin", foram segurados na época por nada menos que US$ 150.000.

... os primeiros cientistas que viram um ormitorrinco, acharam que ele era feito de pedaços de outros animais.

... os primeiros clavicórdios e cravos (pianos) que surgiram no Brasil, vieram trazidos de Portugal pelos sacerdotes da Companhia de Jesus, que os utilizavam em festas e cerimônias religiosas.

... os primeiros escravos negros introduzidos no Brasil, eram oriundos da Guiné, Angola e Congo.

... os principais movimentos separatistas do Brasil foram: Cabanagem no Pará (1835), a Guerra dos Farrapos no Rio Grande do Sul (1835) e a Sabinada na Bahia (1837).

... os romanos consideravam o mês de fevereiro como azarado e, por isso o encurtavam.

... os tigres são os maiores felinos do mundo, só existem na Ásia e várias espécies estão em extinção, devido a caça e a destruição das florestas, correm o risco de desaparecer do planeta em pouco tempo.

... os times de futebol sul-americanos, venceram seis, das dez últimas Copas do Mundo.

... Padre Antônio Vieira, era o defensor dos índios, negros e judeus, tendo como um dos seus mais famosos e contestatórios sermões o "Sermão de Epifania".

... para os índios brasileiros, os deuses eram "Guaraci", o Sol e "Jaci", a Lua; eles temiam "Tupã-cunanga", o trovão e "Tupã-beraba", o raio. E acreditavam numa espécie de diabo, o "Anha".

... para se movimentar, a víbora do deserto joga a cabeça de um lado para outro; desse modo, apenas dois pontos de seu corpo tocam as areias escaldantes em que ela se arrasta.

... parte dos 1500 tripulantes da esquadra de Cabral, tinha em média 15 ou 16 anos de idade, sendo que muitos deles jamais haviam antes navegado, e foram recrutados à força, em pequenas cidades do interior de Portugal.

... Pedro Álvares Cabral morreu com pouco mais de 50 anos, em Belmonte, quase em total ostracismo.

... Pedro Álvares Cabral, casou-se em 1503, com D. Isabel de Castro, descendente do Rei D. Fernando de Portugal e filha de Fernando de Noronha.

... Pelomancia é a adivinhação pela observação da lama.

Pero Vaz de Caminha, escrivão de esquadra de Cabral, morreu em 16 de dezembro de 1500, na batalha em Calicute, na Índia.

... perto de Winslow, Arizona, EUA, existe um sítio histórico chamado de "Cratera do Meteoro", onde um meteoro caiu, a muito tempo atrás, antes de Colombo haver chegado na América. Aparentemente está enterrado no solo, mas atrás dele ficou uma enorme cratera.

... pintura é produto da mente, segundo Leonardo da Vinci.

... pode-se dizer que o tuatara é um fóssil vivo. Não mudou muito em 225 milhões de anos. Esse bichinho com jeito de lagarto, anda por aí desde os tempos dos dinossauros e vive nas ilhas perto da Nova Zelândia.

... por volta de 1845, a influência do realismo urbano na literatura, é marcada por "Memória de um Sargento de Milícias", de Manuel Antonio de Almeida.

... Ptolomeu desenhava os mapas em papel com o mundo dentro de um círculo, sendo imitado na maioria dos mapas feito até a idade média. Foi só com a era dos descobrimentos, que os dados coletados durante as viagens tornaram os mapas mais exatos.

... quando a corte portuguesa se mudou para o Rio de Janeiro, Catete e botafogo eram bairros afastados, onde estavam as casas de campo dos mais ricos.

... quando Galileu Galilei elaborou as leis do pêndulo, ele estava muito triste com sua mãe, que o considerava um inútil, razão pela qual, entrara na Catedral para pensar na própria vida. Neste momento, um lustre estava sendo instalado e suas oscilações, levaram o famoso italiano, a pensar no movimento pendular e, desse pensamento, formular as leis que prevalecem até hoje.

... quilombos eram organizações de escravos fugidos, sendo o mais famoso o de "Palmares", também chamado de "Angolajanga", "pequena Angola".

... revoltados com a escravidão imposta pelos colonizadores, em 1548, os índios realizaram um levante com flechas de fogo nas terras de Igaraçú, em Pernambuco.

... Santos Dumont, inventou o relógio de pulso para poder ver as horas enquanto voava.

... são necessárias oito horas para cruzar o canal do Panamá e ir do oceano Atlântico ao oceano Pacífico. Antes de ele ser construído, os navios tinham que contornar a América do Sul e levavam várias semanas.

... se o monte Everest, a montanha mais alta do mundo, com seu pico a 8,8 km acima do nível do mar, fosse colocado na parte mais profunda do oceano Pacífico, ele ficaria completamente coberto por mais 800 metros de água salgada. Em outras palavras, o oceano nesse ponto tem mais de 9,6 km de profundidade.

... se toda a água do mundo, fosse dividida entre todos os habitantes da Terra, cada um teria direito ao equivalente a 80 piscinas olímpica.

... se você se sentar no mar morto, não afunda; por causa da quantidade de sal na água, muito maior do que em outros mares, que faz você boiar.

... segundo estudiosos "ballet" é uma palavra francesa, derivada do italiano Balleto, que significa pequeno baile.

... segundo o navegador Fernando de Magalhães, os índios brasileiros respeitaram a esquadra porque havia uma grande seca e, assim que a mesma chegou, começou a chover.

... segundo um historiador, em 1546 havia 760 escravos no Brasil, entre os 6000 portugueses e mestiços. Em 1590 esse número deu um salto para 36.000 escravos e 28.000 colonos.

... seriam necessárias três Franças para ocupar todo o estado do Amazonas.

... seu coração bate mais de 100.000 mil vezes por dia. Enquanto você conta até sete, ele bate oito vezes.

... sorvete esquenta o organismo. Parece frio, mas por conter muitas calorias e deixa o corpo mais quente.

... SOS foi escolhido, porque tem a escrita em código mórse bem fácil: S representado por três pontos (. . .) e O representado por três traços (. . .).

... toda vez que você lambe 15 selos, está consumindo o mesmo número de calorias de um refrigerante light.

... todo ano a Holanda vende milhões de tulipas frescas e bulbos de tulipas, que são cultivadas e exportadas para o mundo todo.

... todos sabem que foi Grahan Bell o inventor do telefone. Porém seu assistente Thomas Watson, ficou muito famoso por ter recebido o primeiro telefonema, pois este inventou a "cabine telefônica".

... tropeiro era o nome que se dava às mercadorias das Minas Gerais.

... uirapuru = o arco, uiba = a flexa, tecã-pé = o tacape, murucu = a lança, zarabatana = a lança de sopro, como a conhecemos hoje; são algumas das armas dos índios brasileiros.

... um beija-flor bate as asas de 30 a 80 vezes por segundo.

... um canguru recém nascido é tão pequeno que cabe em uma colher. O bebê se esconde dentro da bolsa da mãe para terminar de crescer, o que leva de seis a oito meses em média.

... um coco leva um ano para amadurecer. Essas frutas são as sementes dos coqueiros. Cada ano um coqueiro produz cerca de cem cocos.

... um dos maiores representantes do traço na literatura brasileira foi "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo.

... um urso cinzento pode pesar aproximadamente 400 Kg! Vivem no Alasca e no Canadá, geralmente, evitam as pessoas, mas se ameaçados, podem ser muito perigosos.

... uma baleia azul, pesa aproximadamente duas toneladas quando nasce.

... uma girafa pode limpar a própria orelha com a língua.

... uma pessoa normal, tem de 120 a 150 mil fios de cabelos na cabeça.

... uma vagem de lentilha, possui apenas uma ou duas sementes.

... vagalhões são grandes ondas que se formam em alto mar.

... Vigário de Cristo, Sucessor de São Pedro, Patriarca do Ocidente, Primaz da Itália, Bispo de Roma, Sumo Pontífice da Igreja Católica e Arcebispo da região metropolitana de Roma: são títulos espirituais do Pápa.

... Zumbi, o mais ilustre representante de Palmares, fugiu aos 15 anos para o quilombo e morreu em uma tocaia.



Seguidores

Follow by Email