11.30.2010

Theodore von Karman

User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:

Theodore von Karman (Budapeste, 11 de Maio de 1881 — Aachen, 6 de Maio de 1963) foi um físico judeu-húngaro, muitas vezes cognominado como ‘pai da era supersônica’.

Theodore von Karman
Doutorado em mecânica pela Universidade de Göttingen, em 1912 foi nomeado diretor do Instituto Aeronáutico da Universidade de Aachen. Em 1930, deixou a Alemanha para ir aos Estados Unidos, onde asumiu o cargo de diretor do Laboratório Aeronáutico Guddenhein, no Instituto de Tecnologia da Califórnia. Em 1936, acabou por adotar a cidadania norte-americana.
Durante seus quase vinte anos de trabalho para o instituto californiano, Karman abriu novas perspectivas para a pesquisa de foguetes. Foi um dos primeiros a construir helicópteros operáveis e formulou teorias e desenhos que toraram possível o desenvolvimento do avião-foguete Bell X-1.
Em 1942, o laboratório onde trabalhava passou a operar com pesquisas sobre jato-propulsão. Karman fundou, então, o Aerojet Engineering Corporation, mais tarde chamado Aerojet General, que se tornaria uma das mais importantes fábricas de foguetes do mundo.
Em 1951, criou o Conselho consultivo de pesquisa e desenvolvimento da Aeronáutica (subordinado  OTAN), do qual foi presidente entre 1952 - 1963. Além disso, Karman também editou livros sobre aerodinâmica.
Theodore von Karman afirmava que o que distingue um cientista de um engenheiro é que “o cientista descobre o que existe, enquanto que o engenheiro cria o que nunca existiu”.

Seguidores

Follow by Email