11.30.2010

Pedra, Papel, Tesoura, também chamado de Jankenpo

User-agent: Mediapartners-Google* Disallow:
Pedra, Papel, Tesoura, também chamado de Jankenpo (ou ainda Jó-ken-pô no Sudeste do Brasil), é um jogo de azar simples para duas ou mais pessoas. Não exige equipamento ou habilidade, sendo muito usado como método para se escolher uma pessoa em um grupo (como na escolha de times para a prática esportiva, por exemplo). A probabilidade de cada jogador ganhar é a mesma, embora alguns profissionais treinados sejam capazes de detectar o comportamento do adversário.

REGRAS

No jogo de Pedra, Papel, Tesoura, os jogadores devem simultaneamente esticar a mão, na qual cada um formou um símbolo (que significa pedra, papel ou tesoura). Então, os jogadores comparam os símbolos para decidir quem ganhou, da seguinte forma:
* Pedra ganha da Tesoura (amassando-a ou quebrando-a).
* Tesoura ganha do Papel (cortando-o).
* Papel ganha da Pedra (embrulhando-a).
A pedra é simbolizada por um punho fechado; a tesoura, por dois dedos esticados; e o papel, pela mão aberta. Caso dois jogadores façam o mesmo gesto, ocorre um empate, e geralmente se joga de novo até desempatar.

VARIAÇÕES

O jogo é conhecido em vários lugares do mundo, e é acompanhado de “gritos” ou rimas diferentes: Nos países lusófonos, os jogadores geralmente dizem “Pedra, Papel, Tesoura” antes de jogar, e no Brasil também é comum se dizer, alternativamente, “Jan-Ken-Po” devido � influência de imigrantes japoneses.
Em alguns países, substituem-se a pedra, a tesoura e o papel por outros símbolos. Por exemplo, na Índia usam-se “homem”, “arma” e “tigre”, sendo que o homem usa a arma, a arma mata o tigre, e o tigre mata o homem. Também é comum a criação de vários outros símbolos, de acordo com a cultura popular, as situações em que o jogo é disputado e muitas outras variáveis. O que vale é a imaginação livre dos jogadores.
Outra característica que difere os jogadores de Pedra, Papel, Tesoura ao redor do mundo é que alguns povos jogam assim que a última palavra do “grito” é dita, e outros dizem as palavras e então jogam. Essa diferença de tempo pode levar a vitória por parte de um oponente que faça sua jogada depois, caso ambos não estejam de comum acordo.

OUTRAS VERSÕES

Existem também outras versões de Jankenpo.A mais popular delas é esta:
Pedra - Papel - Tesoura - Corda (ou agulha) - Fogo - Água.
Movimentos possíveis (diferentes do modo padrão)
Obs:A Água é a mais forte escolha
* Agulha fura papel
* Fogo queima papel
* Água molha papel
* Corda amarra a pedra
* Pedra quebra agulha
* Pedra apaga o fogo (o fogo não vence,e não há empate)
* Tesoura corta a corda
* Fogo queima tesoura
* Água enferruja tesoura
* Fogo queima corda
* Fogo queima agulha
* Água enferruja agulha
* Água apaga o fogo
Torneios
Torneios de Pedra, Papel, Tesoura são disputados em alguns países. Há uma associação mundial de jogadores, a “World Rock Paper Scissors Society” (WRPS), que instituiu um campeonato mundial em 2002. O campeonato é conhecido por seus grandes prêmios em dinheiro e pelos excêntricos competidores, e é televisionado nos EUA pela FOX Sports Net. O campeonato é disputado anualmente em Toronto, no Canadá.

Seguidores

Follow by Email