User-agent*search Gigantismo e Nanismo - bruxas da luz Gigantismo e Nanismo - bruxas da luz

bruxas da luz

Custom Search

Pesquisar este blog

Carregando...

9.06.2010

Gigantismo e Nanismo

Gigantismo

Causa da doença

O gigantismo é um transtorno que ocorre quando a hipófise, glândula de secreção interna, passa a produzir excessivamente o hormônio do crescimento (GH). É um quadro de crescimento desordenado, principalmente nos braços e nas pernas, sendo acompanhado de crescimento correspondente na estatura.
Surgimento

Pode surgir ainda na infância, antes da finalização do processo de calcificação, ou durante a puberdade, quando falhas genéticas impedem a calcificação normal desta fase. Em ambos os casos, ocorre uma superprodução do hormônio do crescimento, ocorrendo assim, o quadro de gigantismo
Acromegalia

A acromegalia é um transtorno relacionado ao gigantismo, que ocorre devido à produção excessiva do hormônio de crescimento já na fase adulta (fase na qual as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas). Neste caso, ocorre crescimento exagerado nas mãos, pés e queixo
Nanismo

Nanismo é a condição de tamanho de um indivíduo cuja altura é muito menor que a média de todos os sujeitos que pertencem à mesma população. Admite-se que se pode chamar de nanismo quando o tamanho de um sujeito é bem inferior à média dos mesmos sujeitos, na mesma idade. Na espécie humana, em termos de adultos, o anão é uma pessoa que tem até por volta de 1,40 metro de altura.
Nanismo pituitário e nanismo "verdadeiro"

A partir da morfologia, o Nanismo é dividido em dois grandes grupos: o dos nanismos proporcionais, onde a estatura do indivíduo é baixa, mas o tamanho dos órgãos mantem a mesma proporção; e os nanismos desproporcionais, também chamados displasias esqueléticas, onde o tamanho do indivíduo é bem mais baixo que o normal, porém alguns órgãos mantém-se em tamanho maior em relação à altura, em comparação com os indivíduos não-nanistas.

O tipo mais conhecido de nanismo proporcional é o nanismo pituitário, enquanto os tipos mais comuns de nanismo desproporcional são a acondroplasia e a hipocondroplasia, em que há encurtamento dos membros e algumas displasias em que há acometimento severo da coluna vertebral.

Ocasionalmente, o termo nanismo é aplicado somente às baixas estaturas desproporcionais. Ambos os tipos de nanismos normalmente têm causas genéticas e podem ou não ser hereditários.

A condição de estar abaixo da altura esperada como o resultado de uma parada prematura do crescimento esquelético. Ele pode ser causado pela secreção insuficiente do hormônio do crescimento: nanismo hipofisário.

A definição de nanismo conforme O Tratado de Pediatria Nelson é de até 1,45 metro para homens e de 1,40 metro para mulheres.
Anões na sociedade

São discriminados pela sociedade de uma forma geral, não tendo chances de empregos em igualdade perante pessoas de estatura normal. Além disso, por possuírem uma característica física fora dos padrões, também são rotulados de pessoas com uma aparência feia, tanto corporal quanto facial. Muitos anões têm complexo de inferioridade e por isso, enfrentam problemas em estabelecer relacionamentos amorosos.

Outro fator bastante importante que não pode ser esquecido é a falta de acesso apropriado para os anões aos diversos bens públicos, como por exemplo, telefones e banheiros públicos.

Já nos meios de comunicação de uma forma geral também são tratados como pessoas muito diferentes do normal, sendo em muitas ocasiões, tratados como aberrações da natureza. Ainda é muito tímida a indignação da sociedade de uma forma geral e até mesmo dos anões contra esses preconceitos.

Porém, em agosto de 2007, começou a ser criada no Brasil a primeira associação de defesa dos direitos dos anões a nível nacional.
Anões famosos

• Nélson Ned
• Maxuel Santana
• Tatiane Laia
• Claudinho Castro (O Anão da Dança do Quadrado)
• Pitoco (O Anão da Eliana)
• Tatoo (Ilha da Fantasia e Mercado Financeiro)
• Gary Coleman
Maior Homem do Mundo e Menor Homem do Mundo

“O homem mais alto do mundo, Sultan Kosen, que mede cerca de 2 metros e 46 centímetros encontra o homem mais baixo do mundo, He Pingping, que mede apenas 74 centímetros.”












Menor jovem do mundo tem 58 cm de altura (noticia de 2008)

Uma adolescente indiana é a menor jovem do mundo, segundo o livro dos recordes da Índia. Jyoti Amge, 15 anos, tem 58 cm de altura. De acordo com informações divulgadas pela imprensa internacional na segunda-feira, a jovem não se sente infeliz pela pequena estatura, ao contrário, sente-se orgulhosa por atrair tantas atenções.
Jyoti tem um tipo de nanismo conhecido como acondroplasia. Os pais não notaram que a filha era diferente das demais crianças até ela completar 5 anos. "Sou como as outras pessoas, igual a vocês. Não sinto nenhuma diferença", disse a jovem ao jornal britânico Daily Telegraph.

A adolescente estuda em uma escola do povoado de Nagpur, onde convive com jovens da sua idade, mas senta-se em uma classe construída especialmente para ela.
Como qualquer outra garota da sua idade, Jyoti gosta de ouvir música e sonha em ser atriz de cinema. Recentemente gravou um CD com sua artista preferida, a cantora pop Mika Singh







C

Seguidores

Follow by Email

c