5.31.2010

Você sabia?

Você sabia?
  • A coloração escura das praias de Guarapari/ES, resulta da presença de Ilmenita (óxido de ferro e titânio), metais pesados que se juntam a monazita (um mineral de tório, radioativo) dando o origem às areias escuras e radioativas.
    .
  • Ritmo de crescimento da população mundial:
    .

    - 10.000 a.c = alguns poucos milhões
    - ano 1 d.c = 250 milhões
    - 1650 = 500 milhões
    - 1850 = 1 bilhão
    - 1950 = 2.5 bilhões
    - 1990 = 5.2 bilhões
    - 2000 = 6 bilhões
    - 2050 = 9 a 11 bilhões (projeções da ONU)
  • Em 1650, o Arcebispo Ussher publicou o cômputo da idade da Terra baseado na Bíblia e textos sagrados. Segundo a Bíblia, a idade de nosso planeta seria a seguinte:
     * Da criação até o dilúvio – 1656 anos
     * Do dilúvio até Abraão – 292 anos
     * Do nascimento de Abraão até o êxodo do Egito – 503 anos
     * Do êxodo até a construção do templo – 481 anos
     * Do templo até o cativeiro – 414 anos
     * Do cativeiro até o nascimento de Cristo – 614 anos
     * Do nascimento de Cristo até os tempos do Arcebispo Ussher – 1650 anos
     * Total = 5610 anos
      Dia da criação do mundo: na noite anterior ao dia 23 de outubro, um domingo, do ano 4004 antes de Cristo, aceito como verdade absoluta pela Igreja e publicado em todas Bíblias da época (permanecendo até início do séc. XX). Sendo assim, pela Bíblia, a Terra irá completar no dia 23/10/2005, exatamente 5965 anos... (Wilson Teixeira - Decifrando a Terra, capítulo 15, página 307, Oficina de Textos - USP)
Serão OVNIs???
  • O famoso "Triangulo das Bermudas" localiza-se entre Porto Rico, Flórida(EUA) e as ilhas Bermudas, na América Central, local em que sumiram sem deixar rastro algum, diversos navios e aviões. Leia mais na página Mistérios Ufológicos...
  • A falta de moradias no Brasil(censo 2000) é de 6.600.000 residências, enquanto o número de imóveis fechados no pais é 4.900.000. Só no centro da cidade de Belo Horizonte, mais de 12% dos imóveis estão fechados, inclusive prédios inteiros!
  • Somente 50% da população brasileira possui o Ensino Fundamental completo (antigo 1º grau), 25% possuem o Ensino Médio completo (antigo 2º grau) e apenas 7% possuem curso Superior completo. Destes que possuem Superior completo, apenas 2,5% são negros. No Japão, 90% de sua população possui ensino médio completo, e nos EUA, 37% da população tem curso Superior completo...
  • No Brasil, 27% da população são totalmente analfabetos e 50% são considerados analfabetos funcionais (sabem ler e escrever, mas não sabem interpretar um texto básico) Inclui-se nos 50% os totalmente analfabetos. (Leonardo Boff - A voz do arco-íris).
     
  • 88% dos estudantes brasileiros estudam em escolas públicas. No estado de Minas Gerais, o percentual de estudantes na escola pública sobe para 92%, e na UFMG, principal universidade pública do estado, apenas 7% dos estudantes do curso de medicina são oriundos da rede pública de ensino. E ainda existem muitos que são contra a reserva de vagas nas universidades públicas...
     
  • Nos Estados Unidos, a hipertensão arterial é mais prevalente entre os negros do que nos brancos. Como explicar tal fato, se os negros que chegaram à América como escravos pertenciam a diversas etnias que viviam isoladas em comunidades distantes umas das outras, em diversas partes do continente africano? A teoria mais aceita admite que, embora fossem herdeiros de patrimônios genéticos distintos, os negros trazidos como escravos apresentavam uma característica comum: a chegada na América. Ninguém veio a pé ou de avião, todos chegaram de navio. Mais precisamente, nos porões dos navios negreiros, em condições de higiene que mal podemos imaginar. Nessas viagens intermináveis, recebiam o mínimo de alimentos e água para sobreviver. Boa parte dos viajantes não resistia ao esforço nos remos e às doenças infecciosas transmitidas pelos ratos e pela promiscuidade. Chegavam apenas os mais resistentes. Entre eles, os que tinham genes que lhes conferia a capacidade de reter mais sódio e, com isso, reduzir a perda de água, porque o excesso de sódio no sangue mantém a água na corrente sangüínea evitando a perda através da urina e da transpiração. Graças a essa capacidade, resistiam melhor ao calor e às diarréias que matavam de desidratação seus companheiros perdedores de sódio. Por causa da pressão seletiva imposta pela viagem desumana, entre os recém-chegados havia uma proporção maior de economizadores de sódio, que puderam transmitir aos descendentes a característica que lhes salvou a vida nos navios. Estes, no mundo moderno, com alta disponibilidade de sal e água, carregam a desvantagem do aumento da pressão. Entretanto, como a hipertensão costuma instalar-se na maturidade e causar complicações só depois de muitos anos, não chega a exercer pressão seletiva na idade da reprodução. Como conseqüência, os genes responsáveis pela retenção exagerada de sódio continuam passando de geração a geração, dos pais para os filhos, sem restrições, entre os afro-americanos. (Dr. Drauzio Varella)
     
  • Você consegue imaginar a distância máxima que o homem (com a atual tecnologia) pode observar? E o mínimo que é possível enxergar? Esta é uma fantástica viagem que começa e termina com distâncias possíveis de serem entendidas apenas por meio de notação cientifica. Começa a 10 milhões de anos-luz e termina a 100 atômetros, aqui na Terra. Click no link "Macro-Micro" abaixo e boa viagem! Arquivo com 913 kb. Aguarde um instante até abrir o arquivo.
                                                           Macro-Micro
 
  • Em 22 de junho de 1633, a Igreja Católica condenou Galileu por heresia pelo fato de defender o modelo do heliocentrismo (a Terra gira em torno do Sol) de Nicolau Copérnico, convidando o então idoso Galileu a “visitar” as masmorras da Santa Inquisição. Para fugir da condenação de morrer na fogueira, Galileu voltou a trás e concordou com a Igreja que o certo seria o modelo geocentrismo (o Sol gira em torno da Terra). Somente em 1832 (199 anos depois), a Igreja retirou a obra de Galileu da lista de livros proibidos e somente em 1992 (359 anos depois), a Igreja repudiou sua acusação contra Galileu, porque segundo as palavras do Papa João Paulo II: “... o caso Galileu tornou um mito e simbolizava a suposta rejeição do progresso cientifico por parte da Igreja Católica e o obscurantismo dogmático em oposição à livre busca da verdade...”
  • SOUTHERN OCEAN é o nome do oceano que circula o continente Antártico (em português equivale ao "Oceano Glacial Antártico").
Projeção Plana Polar
  • No Brasil, cada presidiário custa entre US$450,00 à 550,00 aos governos dos estados.
  • A vazão de água no Rio Amazonas, na foz, é da ordem de 175000m³/s (calculado por Roy E. Oltman, 1964, do serviço geológico dos EUA), representando 18% do volume total de água doce descarregada no oceano por todos os rios do planeta. (Christofoletti)
  • O Rio Amazonas, em frente à cidade de Óbidos/PA, tem 6 km de largura por 60 m de profundidade, isto antes de receber as águas dos grandes rios Tapajós e Xingu...
  • O Brasil, sozinho, detém 12% dos recursos hídricos da água doce do mundo.
  • O pico da Neblina é o ponto culminante do Brasil com 3.014 mts de altura e que se localiza na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.
  • O oceano mais profundo é a fossa Challenger, nas Marianas, a sudoeste do Pacifico com 11.033 mts de profundidade
    .
  • 20% da população brasileira vive em cidades costeiras (até 20 km da costa)...
  • O surgimento das cidades (não aldeias), se deu na antiga Mesopotâmia, atual Iraque, cerca de 5.500 anos atrás ...
     
  • 50% mulheres empregadas no Brasil ganham até 1 (um) salário mínimo.
  • O número de habitantes da cidade de São Paulo que moram em favelas e cortiços, passou de 11% em 1970 para 36% em 1980, sendo que o número de mendigos somam mais de 100.000 em sua região metropolitana.
  • Entre o século XVI e 1850, data que é abolido o tráfico brasileiro, o número de cativos importados é avaliado em torno de 3.500.000. O Brasil importou 38% dos escravos africanos para o novo mundo.
     
  • Os países com a pior desigualdade social no mundo são:
    1 -
    Lesoto (com 30.355 Km2 , equivale ao estado de Alagoas, localiza-se dentro do país África do Sul)
    2 -
    Zimbábue (390.759 Km2, equivale ao estado do Mato Grosso do Sul, localiza-se no sul da África)
    3 -
    Brasil
    4 -
    Serra Leoa (71.700 Km2, equivale ao estado da Paraíba, localiza-se à noroeste da África)
    OBS: alguns institutos internacionais colocam o Brasil em 4º lugar, depois de Serra Leoa e outros na forma em que foi apresentada acima. Não confundir desigualdade social com PIB-Produto Interno Bruto.
  • Origem de alguns animais e plantas:
    -América Central – milho e pimenta
    -América do Sul – tomate, tabaco, batata, amendoim, feijão e abacaxi
    -Europa – beterraba, painço, centeio, aveia, ganso e coelho
    -Oriente Médio – trigo, cevada, alfafa, ervilha, carneiro, cabra, camelo e gato
    -Ásia Central – maça, pêra, cebola e cavalo
    -Sudoeste da Ásia, Índia e China – arroz, cana-de-açúcar, chá, soja, limão, banana, laranja, zebu, elefante, búfalo e cachorro.
  • O defit de moradias no Brasil (censo 2000) é de 6.600.000 habitações, ao mesmo tempo que 4.900.000 de imóveis estão fechados...

Possível rota de povoamento das Américas
  • Tradicionalmente, o povoamento do continente Americano tem sido visto como o resultado de três ondas migratórias. Os antepassados de todos os indígenas hoje existentes teriam vindo a partir do nordeste da Ásia, através do Estreito de Bering, até chegar ao Alasca. De lá se espalharam pelas Américas, desde o extremo norte até o extremo sul. Segundo esta hipótese, as primeiras migrações teriam ocorrido no máximo em torno de 12.000 anos atrás, e teriam originado a maior parte dos grupos indígenas hoje conhecidos. Subseqüentemente, duas levas teriam originado os chamados grupos Na-Dene, que ocupam a região noroeste da América do Norte, e finalmente os Esquimós, que ocupam a região mais gelada. Os Esquimós, ou Inuit, teriam sido os últimos a chegar nas Américas, por volta de 6.000 anos atrás. Até recentemente a maior parte dos dados arqueológicos e paleoantropológicos pareciam confirmar a hipótese das três levas migratórias.
  • Os EUA (4 a 5% da população mundial) consomem 50% da cocaína do mundo. Prendem criminosos num ritmo de 426 por 100.000 habitantes (antiga URSS era de 268, Austrália 42 e Holanda 40). Os negros, 12% da população norte-americana, representam quase metade dos presos em penitenciárias americanas. (Paul Kennedy).
  • Em teste de 1990, um em cada sete americanos adultos não sabia nem mesmo localizar seu país num mapa-múndi, e 75% não sabiam localizar o Golfo Pérsico.
  • A palavra “MAPA”, de origem cartaginesa, significava “toalha de mesa”, local que os navegadores e negociantes ao discutir sobre rotas e caminhos, rabiscavam as toalhas das mesas em que se encontravam sentados.
  • O que é Mapa, Carta, Planta e Croqui?
    Mapa – documento mais simples, sem grande precisão como os mapas escolares.
    Carta – documento de finalidade especial, maior precisão como as cartas topográficas, náuticas e aeronáuticas.
    Planta – documento que exprime uma área restrita, como cidades, casas ou jardins.
    Croqui – esboço, em breve traços, de desenho ou de pintura.

Seguidores

Follow by Email