10.29.2009

Dossiê Navios Fantasmas

Dossiê Navios Fantasmas

.
Baseado em documentários televisivos e outras pesquisas

Os navios fantasmas, grandes barcos que navegam sem tripulação, carga ou equipamentos, parecem assombrar a séculos as aguas do pacífico. Culturas orientais dizem que os navios fantasmas são maléficos e desejam destruir os homens que encontram.

De fato, navios fantasmas com mais de 100 toneladas foram vistos vagando nas aguas do pacífico. Como sua tripulação pode desaparecer? O livro de Charles Berlitz sobre o assunto menciona dois assustadores casos de navios fantasmas.

As 4h:00 AM de 11 de Junho de 1881, o HMS Bruwhante encontrou o lendário navio fantasma Holandes Voador nas águas do mar das Filipinas. Um guarda marinho, o principe que viria a se tornar o rei Jorge V da Inglaterra, fez a seguinte anotação no Diário de Bordo:

"O Holandes voador cruzou nossa proa. Ele emitia uma estranha luz fluorescente, e passou pela proa a bombordo. O ofifial que dirigia na ponte também o avistou. Mas quando lá chegamos, não haviam sinais ou vestígios de navio, nem perto e nem ao longe. A noite era clara e o mar estava claro."

Segundo a lenda, o Holandês Voador sempre surge repentinamente nos mares: navio fantasma, veleiro diabólico, barco maldito, condenado a vagar eternamente entre dois dos três cabos. Do cabo das Tormentas ao cabo Horne, com seu satânico capitão Bernard Fokke ao leme, no meio da tempestade, envolto em relampagos, o veleiro fantástico aparece entre duas enormes vagas, prestes a desaparecer entre duas outras. Pode-se considerar lenda, mas mesmo assim os guarda-costas norte-americanos destru¡ram 267 navios-fantasma em 1930 e outros aparecem sempre.Em Janeiro de 1989, um navio baleeiro japonês comandado pelo capitão Moro Sakagami chegou a 15 metros de um pequeno barco que pesca que vagava em sua direção em uma noite clara. O capitão e vários tripulantes perceberam que o barco estava vazio exceto pelo cadaver de seu capitão ainda ao leme.

Qual a verdade atrás dessas aparições? E se a tripulação de um navio fantasma foi abduzida? O navio vagará sem tripulação e sem vestígioS? Quais outras explicações poderiam justificar tantas citações de navios fantasmas em Diários de Bordo de diversas embarcações?
.
cont.>>

Seguidores

Follow by Email