6.20.2009

ECHELON

> Echelon

Um sistema que envolve Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Apoiados por uma rede de navios, aviões e radares localizados em pontos chave no mundo, estabeleceram a maior cadeia espiã da história. Seu nome, Echelon (Escalão em português).

A tecnologia pós guerra-fria transformou o Ocidente em uma fábrica de super espiões, que manipulam um sistema volumoso que pode capturar e estudar todas as chamadas de telefone, fac-símile e mensagens de e-mail ao redor do globo. Originalmente criado para interceptar as comunicações da Ex-União Soviética, hoje tenta descobrir enredos terroristas, planos de traficantes de drogas, inteligência política e diplomática. Alguns críticos afirmam que o Echelon poderia ser usado por tais países com o intuito de promover suas empresas comerciais no exterior.

Alguns jornais sensacionalistas dos EUA dizem que o Echelon já fez uma empreitada no Brasil interceptando ligações do presidente Fernando Henrique que falava sobre o futuro do projeto SIVAM (projeto brasileiro de vigilância aérea na Amazônia). Há também notícias sobre o uso do Echelon nas recentes guerras.

O Echelon pode capturar todos os sinais de satélite, micro-onda, celular e todo tráfico de comunicações de fibra ótica. Os sinais capturados são processados então por uma série de super computadores, que procuram por palavras e textos chaves.

Estação de interceptação de dados Echelon na Colina Menwith, Inglaterra.

Mas o que realmente sabemos sobre o Echelon ?

O que você viu acima são apenas meras especulações, porém há de concreto uma base de computadores localizada na Inglaterra. Mantida pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) o devido uso dos computadores ninguém sabe.
Alguns documentos da Inglaterra, e dos EUA mencionam uma cadeia de inteligência onde muitas vezes é mencionado o nome Echelon. Desde então as especulações não pararam de crescer.

Se o objetivo do Echelon é espionar o mundo, e se realmente ele tem essa capacidade. É óbvio que os EUA e os outros países envolvidos nunca chegarão a público e dirão que tal sistema de espionagem existe, resta apenas para nós que os governos tomem as medidas necessárias para saber o que o complexo Echelon faz ao certo.


Seguidores

Follow by Email